Gravidez

Cuidados com a pele durante a Gravidez – Evitando Estrias

Uma leitora do Blog que viu meu Book Grávida, perguntou que tipo de cuidados eu tomei para não ter estrias. Photoshop. Hahahaha brincadeirinha!

Eu tomei mesmo muito cuidado com a minha pele e valeu muito a pena pq realmente não fiquei com nenhuma estria.

Confesso que antes, eu não tomava muitos cuidados com a hidratação do corpo. Era mais um creminho nas áreas críticas, ou, nas áreas que ficavam expostas como braços e pernas quando colocava uma camisetinha ou um shortinho.

Mas quando planejei a gravidez, resolvi que isso tinha que mudar, e passei a usar o hidratante, no corpo todo, já na intenção de preparar a pele para as mudanças do corpo da gravidez.

Logo que engravidei, entre o 1º e 2º mês, fui em uma dermatologista para me informar que tipo de produto fosse mais garantido o uso para que evitássemos as tais estrias na barriga, as temíveis manchas escuras no rosto (Melasmas), e também, para preparar o seio para a amamentação.

Então vou passar para vocês algumas dicas, o que deu certo para mim. Mas o ideal é cada gravidinha procurar uma dermato também. Para ver qual melhor produto para cada tipo de pele.

Para evitar estrias (barriga, bumbum, seios):
Usei bastante o Mater Skin, indicado pela dermato. Passava de manhã antes de ir trabalhar e levava na bolsa, passava no barrigão no horário de almoço, e a noite quando chegava em casa, tomava banho, usava um bom óleo durante o banho, e passava o creme de novo. Me lembro até hj do cheirinho… tão bom!

A minha dermato disse que um bom/ótimo hidratanete, não custa barato mesmo e também, infelizmente, não tem o mesmo desempenho dos mais baratos.
E meninas! Cuidado com as falsificações!!! Tem cremes maravilhosos de marca/grife que são falsificados e não fazem o mesmo efeito de hidratação.
No banho ela indicou o óleo da Natura Mamãe de Bebê. Que garante uam hidratação 24hrs.
Uma dica importante é NÃO utilizar o creme e o óleo nas aurelas(?)/bico dos seios.
A dica da obstetra e da dermato foi de, durante o banho utilizar uma esponja em movimentos circulares para dar mais resistência a pele dessa região, evitando assim as fissuras e rachaduras que tanto atrapalham a amamentação.
Apesar de ter tido uma bolha no bico do seio, logo na maternidade, de resto foi super tranquila a amamentação, não tive maiores problemas como dores ou rachaduras.
Para o Rosto:
Muito protetor solar. Um protetor solar facial (que não deixe a pele oleosa).
E eu usei, bastantão, todos os santos dias, mesmo com chuva ou nos dias mais frios e nublados.
Porque né? Já sou toda sardentinha, imagina se me aparecesse ainda os Melasmas?
Dicas da vovó:
Beba muita água! A hidratação interna é muito, muito, importante para a pele.
Não coçe. Quando a barriga começa a crescer, ela coça… muito. Os antigos já diziam que coçar dá estria. Então evitei ao máximo, mesmo quando era insuportável.
Esfregar a mão na barriga: Sabe quando as pessoas ficam ali “ensebando”, passando a mão na tua barriga? Deixa não! Esse atrito todo tb é um perigo para o aparecimento de estrias. Já bastava eu e meu marido passando a mão! rsrsrs
Banho de sol. Se vc pode, tomar aquele solzinho da manhã ou final da tarde é muito bom para dar mais resistência a pele principalmente do seio. Isso mesmo barrigudas, TOPLES! Só consegui fazer uma vez, num sítio, bem retiradinho, só as meninas.

E vocês? Tem alguma dica de cuidados com a pele que fizeram ou fazem na gravidez?
Bebê, Gravidez, Maternidade

O Parto.

Cesárea marcada para as 6hrs da manhã de sábado.
Na sexta, eu fiz váaaarias pequenas coisas, fui me depilar, fiz mão, pé, dei uma “geralzinha” na casa preparando tudo p/ qndo a Valentina chegasse. Ainda fui p/ casa da dinda Camila, ficamos tomando um chimarrãozinho, marido veio me buscar, fomos jantar fora (afinal sabe-se lá qndo vamos poder fazer isso d novo né? rsrs) depois fomos buscar a filmadora com a Pati e o Diego, chegamos em casa tarde, tomei banho, lavei cabelo, fiz escova… tudo bem tranquila. Fui me deitar e acordei as 3hrs da manhã, sem sono, me maquiei, me arrumei, deixei tudo a postos, depois o Moises levantou tb, tomou banho e fomos!

Buscamos a Camila, o Pedro e a Nani estavam a caminho (todos dindos) e íamos tentar fazer eles entrarem de alguma maneira, já q estavam proibindo qualquer pessoa q ñ fosse o pai, de entrar no Hospital devido aos casos da Gripe H1N1. Não conseguiram mas ficaram na recepção, fui preencher meus papeis da internação deixamos nossas malinhas e nos dirigimos aos Centro Obstétrico.
Cada vez mais eu ficava feliz! Não fiquei nervosa, a medida q o tempo passava eu ficava ainda mais feliz!
Fomos p/ um tipo de sala “preparatória”, coloquei aquela camisolinha sexy do hospital e o Moi uma roupinha cirúrgica (pedi p/ ele roubar pelo menos a toquinha, para… bem, vcs sabem kkkk).
Mediram pressão, isso, aquilo, fizeram milhões de perguntas, e devo informar aki, todas as enfermeiras do hospital Moinhos de Vento foram Maravilhosas comigo!
Ai colocaram o tal do cateter com o soro na veia da minha mão… p/ q? Estava tão radiante, era como se tivessem me tirado da tomada, a pressão caiu, fiquei branca, tive q sentar, mas aí, o Moises ficou fazendo palhaçadinhas e logo melhorei.

Daqui a pouco apareceu a Drª Angela… aí sim, senti um gelinho… tipo, tá na hora!!!
Me colocaram toquinha, a Drª me pegou pela mão e fomos andando até a Sala de Cirurgia, com o bendito soro do lado (detesto coisas fincadas na minha veia!)
Ela deixou o Moises na sala dos médicos, enquanto me preparam p/ a cesárea… e olha, q coisa mais tranquila a tal da Peridural! Não sei pq fazem tanto fuzuê, e quer saber? Amei rsrsrs.
O anestesista Drº Jayro é q coisa mais querida do mundo! Me explicava tim-tim por tim-tim, tudo q ia fazer… o q eu ia sentir…. foi Mara! A anestesia foi rapidinho, as enfermeiras colocaram a sonda (tb ñ senti nada por estar anestesiada) a Drª Angela entrou na sala com mais um bandão de gente, levantaram o pano verde e começaram e mexer em algo lá em baixo, como eu ñ sentia nada, deduzi q já estavam me cortando… pedi p/ anestesista chamar meu marido, lá veio o Moises com a filmadora na mão, e sentou do meu lado…
O anestesista ia me dizendo tuuuuudo q estava acontecendo… tudinho, até q ele me disse, tá vindo! Eu estava meio “grogue” mas já despertei, até q ouvi a Drª Angela dizer, “VEM MEU AMOR!” (nunca vou me esquecer) e baixaram o pano verde, eu vi, a Valentina saindo d mim, e só de dizer meus olhos enchem de lágrimas, a emoção e indescritível mesmo! Não é nada exagero das mamães, vc é tomada por um sentimento tão lindo e tão profundo, parece q naquela hora, vc se torna outra pessoa, uma mãe de fato.
Eu só sabia chorar, e chorar, chorava mais q a Valentina até!
Vi cortarem o cordão, levantaram o pano d novo, me mostraram ela rapidinho e levaram ela, falei só consegui soltar um susurrinho p/ Moises ir atrás, e lá foi ele… ai ouvi a Drª Angela dizendo q “eu estava perdendo muito sangue, segura aki, solta ali, rápido, rápido” mas sabe qndo vc ñ se dá conta? Só pensava na nossa Valentina e me concentrava nos chorinhos dela na sala ao lado.
Pesaram, mediram, limparam…
3.530kg – 50Cm
Não demorou muito me trouxeram ela, linda! linda! linda! aí o chororô (q ñ tinha passado) ficou ainda mais intenso, era uma alegria tão gigante q eu só sabia chorar…

Levaram ela de novo, levei meus pontinhos e me levaram para a sala d recuperação… passei por ela e pelo Moises babão…. só me lembro dele dizer: “ela só pára de chorar qndo seguro a mão dela…” Pronto! desabei a chorar de novo… Acho só ñ desidratei por causa do soro…

Fiquei na sala de recuperação, o anestesista me deu um tipo de conta-gotas c/ água, e era só aquilo q eu poderia ingerir… disse p/ mim fechar os olhos, descansar e dormir um pouco… eu estava mega-ultra grogue, mas ñ quis baixar a guarda, fiquei acordada num esforço fenomenal, até q o Moises veio me dizer q ela era linda, e talz… mais lágrimas…
Depois me trouxeram ela depois do 1º banho, com roupinha, e a enfermeira foi me ensinar a dar de mamar…. gente, é a coisa mais impressionante e linda do mundo, pq até então, ñ tinha saido nada do meu peito, qndo ela começou a sugar, veio o colostro, e ela mamou, mamou… e foi tão mágico!
Depois de umas 3hrs, me levaram p/ Aptº com ela e o Moi junto, ele arrumou nossas coisinhas no armário e ficou conosco, depois revezou com a Camila, p/ poder ir almoçar… senti um enjôo enorme depois, mas ñ saia nada, estava de jejum, mas só, nada de mais, a parte ruim é q me deram um plasil e eu fiquei grogue de novo, daí colocaram a Valentina no bercinho do lado da minha cama 😦 a Camila disse q eu acordava d 5 em 5 minutos p/ dizer: “Miga, qualquer coisa me chama…” eu ñ me lembro… o Moises me botou p/ falar com minha mãe pela webcam, tb ñ me lembro… aí sim, capotei de roncar (intriga da Camila e das enfermeiras… eu ñ ronco! kkkk). Acordei novinha em folha, se ñ fosse estar com o bendito soro, sonda, e um mega-ultra-blaster absorvente entre as pernas, and curativo da cesárea.
Colocaram minha filhinha nos meus braços e fiquei hipnotizada… por mim, poderia acontecer qualquer coisa, mas aquele momento ali, com certeza era só nosso…
Agora resumindo um pouco…
A noite tiraram minha sonda, no outro dia pela manhã (domingo) tiraram o soro, a Drª veio me visitar, tomei banho, coloquei meu pijaminha, trocaram meu curativo, fiquei em dieta líquida por mais 24hrs, o Moises e a Camila se revezavam p/ ficar comigo, no terceiro dia (segunda) eu já estava tri bem! andando de um lado p/ outro, fazendo de um tudo, as enfermeiras até me elogiaram p/ Drª, disseram q eu ñ tive frescura nenhuma (logo eu fresca q sou hein! hein!), q já tinha tomado banho sozinha, q estava trocando fraldas sem ajuda tb!

Sinceramente pensei q seria pior sabe? Mas achei tudo um sonho, tudo tão lindo, e outra, Bebês são anjos, e ñ um bicho de 7 cabeças. Não achei ruim nem ter q tomar injeção na bunda de 4 em 4hrs, (no fim até as enfermeiras ficavam com peninha d mim). Na terça recebi alta, ganhei vários mimos do hospital e… qndo saí do quarto, o Moises d mala e cuia, e eu com a Valentina no colo… nossa! q pavor! “Saímos do nosso mundinho-quarto-de-hospital tão bom, tão quentinho para o mundo!” Tava frio, e o Moises disse q eu parecia um bicho com a cria no colo, olhos arregalados, atenta a tudo e a todos, andava até meio curvada p/ proteger a Valentina… muito engraçado isso.
E esse foi o relato de como foi tudo no hospital.
Posso adiantar q a Valentina é muito querida! Muito boazinha, converso com ela todos os dias, e sou muito apaixonada por ela! E há! É a cara do pai… só falta ficar loira… aí sim, vão pensar q sou a babá dela e ñ a mãe rsrsr…

A medida q for dando um tempinho eu vou contando como está sendo nosso dia-a-dia de pai, mãe, filha, e descobertas…
Gravidez

Oie!

Eu sei q estamos meio sumidas, mas estou em dedicação total a nossa pequena princesa… Afinal, hj fez uma semana em q tudo d mais maravilhoso transformou minha vida!

Essa semana já estou recuperada, me coordenando c/ os afazeres da casa e c/ minha nova proridade na vida.
Assim q puder, (vai ser logo, logo, juro) vou fazer o relato do parto, postar fotos e postar como está tudo correndo bem conosco.
Um beijo, meu e da Valentina.
Bebê, Gravidez

Valentina estréia! O Parto e seus preparativos

Bom, depois d muito esperar e estar louca p/ conhecer nossa Valentina, a Drª Angela ontem me disse durante a consulta: “e então? p/ qndo marcamos a cesária?”, ainda brinquei “tem algum compromisso p/ hj a noite?”.

Pois bem, depois de pedir p/ o dia de 19 (aníver da minha mãezinha) e ñ ter mais vagas no hospital, depois pedir p/ segunda dia 17 (pq o Moises ficaria mais tempo comigo por conta da licença) e ela me dizer q já tinha váaaarios partos p/ ela fazer neste dia… pensei “bom, então para o quanto antes!”
Ai enquanto estava me trocando para as medições da barriga, a Marina me pesando e medindo minha pressão, me veio a Drª e disse: “Marquei tudo p/ Sábado então!”
Fiquei com uma cara embasbacada, tipo, sábado? Já? Tá louca? Pq tão perto? Não to pronta… kkkk
Acho q na verdade bateu um medãozãozãozão…
Ela me examinando eu falando… sábado… sábado… é… pode ser… sábado… ela só ria!
Será q fiquei nervosa? rsrsrs a sensação q senti foi um misto d várias coisas… alegria, medo,ansiedade… Finalmente eu tinha uma data! e uma hora… as 6hrs da manhã.
E olha… por mais q agente tenha tudo pronto, sempre, mas sempre tem alguma coisa q falta a fazer… então hoje vou correr c/ algumas coisinhas, resolver outras, e claro, ir no salão fazer faxina geral! kkk (a casa já foi “faxinada” pela Jussara ontem, intoncis aki está tudo preparadinho esperando a Valentina).
Mas olha, ainda, (AINDA), estou mega tranquila, sem medo e bem serena… Impressionante p/ quem me conhece… Mas vamos ver com o passar das horas como fico. rsrsrs
Mas gente, se eu ñ conseguir postar mais nada hoje, nos desejem sorte! Logo, Logo a espera pela Valentina acaba e viveremos uma nova fase em nossas vidas, e o bloguinho aki tb continua em nova fase.
Bjus! Bjus! Bjus!
Gravidez

Como estou nessa última semana de gravidez…

A Valentina só me deixa dormir do lado esquerdo… qndo viro p/ lado direito recebo em troca chutes e socos… mas caio na risada e qndo esqueço e me viro, lá vem um chutinho báaaasico.
O quadril dóooooi, e estrala dependendo da posição q me encontro.

Dirigir? bom só em casos extremos, tenho feito a dinda Camila de chofer tadinha, mas ñ estou parando d dirigir pelo barrigão nem nada, mas pela falta da paciência! Já comentei q estou calminha e tranquila agora no finalzinho, mas, a única coisa q me tira do sério “bunito” é o trânsito.. Grrrr… passou!
No mais tudo bem, continuo tranquila e disposta, ontem arrumei várias coisas aki em casa e me sinto uótema apesar das dores no quadril e da azia.
É muito engraçado as pessoas olharem p/ mim e dizerem assustadas ” q barriga enooooorme!” acho q é certo q nossa pekeninha chega aos 3.500Kg.
Gravidez

Barrigão 38 semanas de gravidez

E com o cabelinho novo… mais mamãe…

Bom as novidades são as seguintes, a Dona Valentina está com nada mais, nada menos q 3.190Kg na Eco feita dia 06/08 (quinta) e… tchanaãm…. sentou :S… isso mesmo, conseguiu virar (pobre mãezinha) e está sentada… na sexta, na consulta com a GO, ela confirmou o q eu já sabia: “Cesária com certeza!” E confesso, ñ fiquei frustrada, nem triste, nem chorei como já vi unúmeras mães dizendo… Afinal de contas, ninguém melhor do q a Valentina e a minha médica, para saber a melhor maneira de vir ao mundo ñ é mesmo? Se ela está sentadinha, vou fazer o q? Ficar feliz por ela estar mega saudável! E agradecer a Deus pela tranquilidade q estou nessa fase da gravidez.
E quem foi q disse q no final da gestação o bebê se mexe menos? Nananina, a minha princesinha aki ñ só se mexe horrores, mas ainda arruma espacinhos para ficar dando cabalhotas, é mole? (amada).
Então a última consulta q era dia 20 foi cancelada, e a consulta do dia 14 passou para o dia 13, onde completo as 39 semanas, e ai já posso informar a Drª a data escolhida para a cesária. (pensando em dia 19 q é o aniver da minha mãezinha, se a Valentina ñ quiser vir antes, claro!).
Tenho q ficar atenda a contrações, perda da líquido, perda do tampão, sangramentos e movimentação do bebê.
Ontem fomos na casa da Pati e do Diego p/ uma visitinha, o Arthut está lindo e forte, vimos o vídeo do parto e chorei horrores!… só nas espectativa agora…
Ontem tb cortei o cabelo, semana q vem faço mão, pé, depilação, tudo bem tranquilinha…
Gravidez

38 semanas de gravidez

Boletim Bebe.com:

Seu bebê
Mais uns dois ou três ajustes e o bebê estará pronto para nascer. Ele sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal. Os intestinos deram mostras de que estão funcionando bem e formaram o mecômio, uma substância verde considerada o primeiro cocô do bebê. De onde veio isso? Do líquido amniótico, que estava misturado com os restos da cera e da lanugem que protegiam a pele do bebê. Como ele inala e engole continuamente esse fluido, seu aparelho digestivo produziu a massinha esverdeada, que será liberada só depois do nascimento.
Acompanhe as estapas da sua gestação no infográfico animado.
Sua gravidez
Falta pouco, muito pouco para o bebê nascer. E a sua barriga, que agora tem de 36 a 38 centímetros de altura, parece indicar a proximidade desse momento. Ela está bem pesada, não deixa mais você se locomover com tanta rapidez e ainda atrapalha o sono. Você passa horas se virando na cama, de um lado para o outro, até encontrar a melhor posição para dormir. Os últimos dias de gravidez não são fáceis. A solução para esquecer os desconfortos – e driblar a ansiedade típica dessa fase – é se concentrar em outras atividades. Escolha alguma coisa bem relaxante para fazer agora. Você pode, por exemplo, ler sobre o surpreendente trabalho das suas mamas para fabricar o leite materno, o primeiro alime nto do bebê.
Boletim Crescer:
Como você está:

Você nunca pensou que um dia teria tanta preguiça de se levantar do sofá, nem que pudesse ser tão difícil virar de lado da cama… E a dor que sente ao acordar e se levantar com a bexiga cheia? Calma! A gravidez está chegando ao fim e cada dia extra que seu bebê passa em sua barriga, são mais 30 g que acumula para enfrentar o mundo fora do útero.
O que está acontecendo com o bebê:
O bebê está maduro, prontinho para nascer. Nessa fase, a cabeça e o abdômen do pequenino estão com a mesma circunferência. Em um ultra-som 3D, é possível ter uma boa idéia da aparência de seu filho.
Como identificar os sinais do verdadeiro e do falso trabalho de parto
Sangramentos
V – O tampão, muco que cobre o colo do útero, pode ser expelido pouco antes do início do trabalho de parto
F – Não há Dilatação
V – O colo do útero ficará mais fino e dilatado
F – Não há Ruptura das Membranas
V – A bolsa de água se romperá no início ou durante o trabalho de parto
F – Não há Contrações uterinas
V – As contrações podem ou não ser doloridas. Ficam mais fortes, freqüentes e duradouras. São regulares. Não passam mesmo quando você faz alguma atividade
F – Podem ou não ser doloridas. Geralmente, têm a mesma freqüência, força e duração. São irregulares. Em geral, passam quando você faz alguma atividade.
O que tem para o jantar?
Planeje-se e deixe pratos congelados para a volta da maternidade. Nos primeiros dias depois do parto, você vai precisar se alimentar bem, mas não terá tempo nem disposição para cozinhar. Se possível, tenha alguém para te ajudar com a casa, pelo menos nas primeiras semanas.
Boletim E-familynet:
Tamanho do bebê:
O bebê está com peso de aproximadamente 3100g e sua medida, da cabeça ao bumbum ainda é de 35cm e sua medida total é de 47cm.
Desenvolvimento do embrião:
O seu bebê pode estar com uma cabeleira invejável a esse ponto. Não se espante quando ele nascer e o cabelo dele não tiver nada a ver com o seu. No primeiro ano de vida os cabelos da criança pode mudar de cor e espessura várias vezes. Há também aqueles bebês que nascem bem carequinha e ficam assim por um tempinho após o nascimento.
Mudanças em seu corpo:
Muitas mulheres não continuam a aumentar de tamanho nesse último período da gravidez, porém, o desconforto é um efeito que não pára e, tende apenas à piorar.
É claro que sua ansiedade está à flor da pele, procure manter-se sempre sob controle e saiba que os seus dias de grávida logo se transformarão em dias de mamãe.